sábado, 16 de maio de 2009



Ônibus Espacial Atlântis em missão no espaço
Astronautas instalaram nesta semana uma nova câmera no Telescópio Espacial Hubble que permitirá que astrônomos fixem seus olhos de maneira mais próxima para o nascimento do universo.

A missão de 11 dias é a última chance para a agência espacial norte-americana reparar o telescópio --que ampliou a compreensão que os cientistas têm do universo-- antes de a Nasa encerrar seu programa com ônibus espaciais em 2010. É o quinto e último reparo no Hubble, lançado em 1990.

A Nasa espera que as melhorias deixem o Hubble com o máximo possível de equipamentos de reserva, na esperança de mantê-lo operacional pelo menos até 2014, quando está previsto que o telescópio que o irá substituir já esteja pronto para operar.

A nova câmera substitui a câmera digital dos anos 1990 do telescópio por um aparelho mais moderno que é sensível à luz infravermelha e ultravioleta, além dos comprimentos de onda que o olho humano é capaz de detectar.

Os detectores de infravermelho são especialmente importantes para a obtenção de imagens muito distantes, cuja luz chega à Terra em comprimentos de onda mais longos, mais vermelhos, de modo semelhante à maneira como o som de um trem se distancia quando o trem vai se distanciando.

A seguir você vê – em detalhes – imagens feitas pela NASA do lançamento da Atlantis de Cabo Canaveral, na Flórida, o Telescópio Hubble no espaço, os astronautas em ação e as silhueta da nave Atlantis em relação ao sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário