sábado, 16 de maio de 2009


Chuva alaga cidades inteiras no Norte e no Nordeste do Brasil
Chove tanto nos estados do Norte e Nordeste que centenas de municípios brasileiros estão submersos. Mais de 600 mil pessoas foram prejudicadas pela chuva em cinco estados no Norte e Nordeste.
O número é alarmante: mais de 600 mil pessoas foram prejudicadas pela chuva em cinco estados no Norte e Nordeste. A Secretaria Nacional de Defesa Civil enviou 15 mil cestas básicas para o Piauí, um dos estados com cidades debaixo d´água.
No Maranhão, onde a chuva provocou a morte de sete pessoas, foi pedida ajuda aos bombeiros de outros estados para arrecadar doações.
Comércio alagado. Plantações embaixo d’água. Moradores sem ter pra onde ir. Móveis, roupas, eletrodomésticos, tudo destruído pela chuva. O volume dos rios subiu muito e muito rápido. “A água levou tudo. Estrada tudo e a gente para começar de novo não é fácil”.
Chove tanto nos estados do Norte e Nordeste que centenas de municípios brasileiros estão submersos. As imagens feitas do alto revelam um cenário de abandono. O que se vê do helicóptero são cidades fantasmas. “Muito dramático. Eu nunca tinha passado por isso”.
Cinco estados brasileiros têm problemas por causa das chuvas. No Ceará, no Piauí e no Pará, 305 mil pessoas foram atingidas em 104 cidades. No Amazonas, o governo decretou estado de emergência, depois que 180 mil pessoas foram atingidas. No Maranhão, são 140 mil afetados pelas cheias, sete pessoas morreram.
O governo maranhense decretou situação de calamidade pública em todo estado. A dificuldade maior são as estradas. Sete rodovias federais tiveram crateras abertas pelas chuvas: as BRs 010, 135, 222, 226, 230, 316 e a 402.
Motoristas impacientes protestam. “Ninguém fala nada, não vê passar uma máquina, a gente quer ir embora, pô!”, diz Célia. O trem de passageiro que liga Parauapebas, no Pará, a São Luís também não circula hoje. Muita gente foi pra estação tentar trocar a passagem. “Aqui amanhã nós estamos realmente ilhados”.
Os desabrigados precisam de alimentos, roupas e calçados. A Defesa Civil do Maranhão está pedindo ajuda dos bombeiros de todos os estados do Brasil para arrecadar as doações, que depois serão levadas em aviões da Força Aérea Brasileira.
Hoje a tarde o presidente Lula sobrevoa algumas áreas alagadas perto de São Luís. Na parte da manhã, o presidente esteve em Teresina, no Piauí, onde fez um sobrevoo nos locais mais castigados pela chuva.
No Piauí, o rio Poty, que corta Teresina está 15 metros acima do nível normal. Hoje técnicos da prefeitura vistoriaram um dique de contenção, que está com rachaduras e ameaça se romper. No estado, 35 mil pessoas foram prejudicadas pela enchente. Nesta terça-feira, as aulas foram suspensas em 480 escolas municipais e estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário